ATCN para enfermagem. O Ensino por Simulação em Saúde apresenta protocolos para enfermeiros que pretendem trabalhar com atendimentos de emergência.

A Enfermagem tem suas bases profissionais a partir da criação, em Londres, da  escola de enfermagem no Hospital St Thomas , em 1860, a primeira escola secular de enfermagem do mundo, agora parte do King’s College de Londres, fundada pela celebre Enfermeira Florence Nightingale, a Dama da Lâmpada ou o Anjo da Crimeia, cognomes a ela atribuídos pelos cuidados que dedicou aos soldados feridos na guerra da Crimeia.

A partir desta, o leque de atuação desta antiga profissão se ampliou para diversas áreas da atenção a saúde, da gestão, prevenção e assistência, o que exige  conhecimento e especialização em cada uma destas áreas de atuação, como exemplos:

  • Clínica Médica é onde se encontra a grande maioria dos profissionais, especialmente, nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Nesse ambiente há um cuidado de baixa e média complexidade pois é a porta de entrada do sistema de saúde pela população. Aqui se trabalha com o paciente de forma integral, prestando serviços em prevenção e tratamento;
  • Domiciliar hoje há várias empresas e programas do governo que tem como objetivo a prestação de serviços de saúde na casa do paciente, a internação domiciliar. Isso é excelente para idosos e acamados, por exemplo, que possuem uma maior dificuldade de locomoção;
  • Geriátrica profissional especializado para o atendimento ao público da melhor idade, ou seja, idosos;
  • Obstétrica é o enfermeiro(a) um dos responsáveis pelos cuidados da saúde da mulher gestante, parturientes e lactantes. Também realiza o acompanhamento pré-natal como o obstetra e quando habilitado está apto a realizar a assistência ao parto normal;
  • Do trabalho como o próprio nome já diz, preza pela saúde e segurança do trabalhador dentro do ambiente corporativo;

Voltando as origens, outra área,  é o atendimento as vítimas de trauma, aos que possuem maior interesse em trabalhar nessa área, o curso simulado ATCN – Suporte Avançado de Vida no Trauma para Enfermagem ofertado pelo INESS (Instituo de Ensino e Simulação em Saúde) é de grande valia. Saiba mais sobre ele agora.

 

simulacao-saude

 

Como o ensino simulado pode ajudar

Para os enfermeiros(as) que desejam trabalhar em urgência, emergência e terapia intensiva, uma abordagem teórica e prática se faz altamente necessária. É preciso ser rápido e assertivo, trabalhando em equipe fazendo uma abordagem pertinente, sabendo:

  • Realizar uma avaliação primária e secundária do paciente;
  • Determinar quais são as prioridades numa situação de trauma;
  • Realizar uma assistência multidisciplinar;
  • Ter segurança e competência para aplicar os conhecimentos teóricos na prática;

Pensando nisso, o INESS realiza o curso simulado ATCN – Suporte Avançado de Vida no Trauma para Enfermagem, que visa preparar e orientar os profissionais para o atendimento às vítimas de trauma, realizando uma avaliação correta e também os cuidados intensivos durante as primeiras horas após a lesão período conhecido como as Golden Hours. O objetivo e atender segundo as prioridades, visando preservar a vida e evitar de sequelas futuras.

Para tanto o profissional de enfermagem, treinará habilidades necessárias e atuará em cenários de casos.

Certificação

O INESS é a uma das únicas instituições do Nordeste que fornece certificação internacional. O aluno que realizar o curso ATCN – Suporte Avançado de Vida no Trauma para Enfermagem, receberá o certificado da Society Trauma Nurse .

“A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, como a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é o tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus. É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes.”

Florence Nightingale

 CERTIFICAÇÕES

Showing 2 comments
  • Ana Nery Alves Durvak
    Responder

    Gostaria de saber se tem turma em Natal/RN é quando vai ser ATCN

    • max
      Responder

      Olá Ana!
      Nossos cursos são ministrados em Salvador. Mas fazemos cursos itinerantes à depender da demanda.
      Para mais informações sobre nossos cursos itinerantes favor entrar em contato com nossa central : (71) 3321.6848
      (71) 99417.0247

Deixe um comentário