Associação Baiana de Medicina – ABM e a Fabamed - Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde, inauguraram, no dia 16 de julho, um complexo pioneiro na Bahia com estrutura exclusiva para o treinamento simulado, o INESS – Instituto de Ensino e Simulação em Saúde. A cerimônia de abertura do novo Instituto foi prestigiada por dirigentes de entidades da classe médica, lideranças governamentais, especialistas de renome no ensino simulado em saúde, além de grande número de médicos e gestores hospitalares.
O novo complexo tem uma área de aproximadamente 500m2, dotada de laboratórios de alta tecnologia; auditório; salas de habilidades, cenários e debriefing;além de um ambiente externo para treinamento em medicina pré-hospitalar;que reproduzem situações da vida real por meio de cenários clínicos. A unidade também dispõe de um Serviço especializado de Apoio à Atividade Médico-Científica e uma biblioteca virtual, por meio de um convênio com a UFBA.
Em seu discurso, o presidente da ABM, Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes, falou da sua satisfação com a concretização do Instituto, “equipado com os mais modernos recursos e o apoio de professores qualificados, que supre uma demanda na qualificação profissional, sobretudo nas áreas de urgência e emergência”. No seu pronunciamento, o presidente do Conselho da Fabamed e ex-presidente da ABM, Dr. José Carlos Britto enfatizou o padrão de excelência do INESS, “que promoverá o treinamento em condições fidedignas do cenário assistencial e com embasamento científico de alto nível”.
Para o coordenador cínico do INESS e pneumologista, Dr. Jorge Pereira, “a simulação é um processo pedagógico irreversível, com o qual temos que nos adaptar em prol da segurança e da qualidade da assistência ao paciente”. O coordenador cirúrgico do novo Instituto, o cirurgião Izio Kowes, descreveu a arte de assistir o paciente como a montagem de um mosaico, no qual as peças têm que se encaixar com perfeição. “A simulação permite aprimorar a perícia e atingir o melhor resultado, pois permite a repetição em exaustão e a avaliação criteriosa de cada ato”, comentou Dr. Izio Kowes.
“O Ensino Médico Baseado em Simulação (EMBS) é um dos mais consagrados recursos educacionais em saúde utilizados nos países desenvolvidos e em cada vez mais disseminado em todo o mundo”, ressaltou o diretor médico da Faculdade Anhembi/Morumbi (SP), considerado o maior centro acadêmico de EMBS do país, professor Sérgio Timerman, que fez uma conferência sobre o tema no evento de abertura do INESS. Dr. Sérgio Timerman elogiou a qualidade das instalações do novo Instituto, opinião compartilhada pelo professor de Urgências e Emergências Médicas da Universidade de São Paulo (USP), Augusto Scalabrini Neto, presidente da entidade representativa do ensino simulado no país, a Abrassim. “Esta unidade nasce com o porte e uma infraestrutura primorosa para tornar-se uma referência não só na Bahia, mas para o Nordeste”, disse Scalabrini.
A importância de a Bahia dispor de um centro tão qualificado como o INESS também foi enfatizada pela enfermeira Ariadne Fonseca, doutora em Enfermagem e professora da Fundação São Camilo (SP). “Nós, profissionais de saúde, precisamos de aprimoramento e competência para atuar na prática e é indispensável ter esse preparo em um cenário o mais próximo do real, como o que temos aqui neste instituto”, ela declarou. Comentário semelhante foi feito pelo professor da USP e coordenador do programa de treinamento de Trauma para a América Latina, baseado na EMBS, Renato Poggetti: “o novo instituto é uma conquista importante que projeta, mais ainda, a Bahia no cenário da formação médica e profissional em saúde”.
Na solenidade de inauguração, o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, anunciou a intenção de firmar com o INESS uma parceria voltada à formação de profissionais que atuam no SUS. “É imprescindível investir na formação dos recursos humanos com o suporte do que há de mais avançado disponível neste novo complexo”, disse Solla. Na ocasião, o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antonio Rodrigues, afirmou que o Instituto criado pela ABM/FABAMED “está em plena sintonia com a vocação da Santa Casa para o ensino e deverá contribuir decisivamente como uma escola de formação simulada, por isso nossa parceria deverá ser cada vez mais fortalecida”. Ao discursarem, lideranças como o presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, o presidente da Associação de Hospitais e Serviço de Saúde da Bahia – AHSEB, Dr. Marcelo Brito, e a vice-presidente do Cremeb, Teresa Cristina Maltez, também exaltaram a importância do INESS e sua contribuição para o desenvolvimento de competências indispensáveis à assistência de qualidade.