O Conselho Federal de Medicina (CFM) realiza nos dias 5 e 6 de julho o III Fórum Nacional de Ensino Médico. O encontro será realizado em Brasília (DF) e dará destaque à necessidade da adoção de critérios rigorosos para revalidação de diplomas de Medicina obtidos no exterior.
A programação do evento prevê ainda uma análise do estágio atual do projeto Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos). “Pela segurança da sociedade, o reconhecimento e a validação dos diplomas estrangeiros devem ocorrer somente após analise curricular e documental e realização de exames dos candidatos”, defendeu o vice-presidente do CFM, Carlos Vital Lima.
Também estão previstas conferências sobre humanidades no ensino médico, uma mesa-redonda sobre os valores humanos na relação médico-paciente, o panorama atual do Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica), entre outros assuntos.
Além do Conselho Federal de Medicina (CFM), o encontro terá a participação dos diversos segmentos envolvidos na temática, como a Associação Médica Brasileira (AMB), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), a Federação Brasileira das Academias de Medicina (FBAM), os ministérios da Educação e Saúde, universidades, conselhos regionais de medicina e outras entidades médicas.